Descubra Aqui Tudo Sobre a Bolha Imobiliária

imobiliaria nhQuem trabalha no ramo imobiliário sabe o quanto o mesmo é instável. E, exatamente por isso, merece muita atenção. Quando a bolha imobiliária chega, ela simplesmente destrói uma parcela considerável dos seus investimentos. E você sequer tem tempo para notar. Quando percebe, os seus investimentos já foram atingidos.

Esse problema é amplamente difundido dentre o meio imobiliário, algo que acontece também com a novo hamburgo imobiliaria. No post de hoje, daremos mais detalhes sobre a bolha imobiliária e as suas principais características.

O Que é Bolha Imobiliária?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é a bolha imobiliária. E qual o contexto no qual ela funciona.

A bolha imobiliária consiste em uma supervalorização financeira de um determinado produto. Nesse caso em especial, estamos nos referindo à imóveis. E esse aumento não condiz com o imóvel em si. Ou seja, a valor não se justifica.

É quando os preços de imóveis de uma determinada cidade sofrem um aumento muito grande, como se estivessem inflando como um balão. E, em um determinado momento, esses preços sofrem uma queda brusca, devido à essa desvalorização irreal, e acaba causando um enorme problema para os investidores.

Características da Bolha Imobiliária


Confira abaixo algumas das principais características que esse fenômeno apresenta:

  • Representa uma elevação dos preços sem que, para isso, aconteça nenhuma alteração nos resultados;
  • A queda brusca ou um aumento exagerado dos preços não é algo necessário para que se tenha uma bolha imobiliária;
  • Mudanças incertas que os preços dos imóveis sofrem, provocando uma verdadeira instabilidade nos negócios dos investidores;
  • Hipotecas que apresentam juros muito elevados para quem está com dificuldade para arcar com o pagamento,
  • Várias mudanças na economia do país ou aumento da inflação.

Existe a Possibilidade de Haver Uma Bolha Imobiliária no Brasil?

Todas as pessoas que trabalham no ramo imobiliário temem que esse problema aconteça. Seja o dono da imobiliária ou o corretor de imóveis. Todos têm receio de entrar em uma zona que  interrompesse a venda dos imóveis, ou resultasse em uma queda acentuada nos preços.

A possibilidade de haver uma bolha imobiliária no Brasil foi tema de estudo de alguns investidores. E algo que contribuiu muito para que as teorias fossem mantidas foram os enormes aumentos de preços de imóveis no decorrer dos últimos anos.

No ano de 2008, quando a bolha imobiliária estourou nos EUA, o mercado imobiliário representava quase 90% da sua economia. E hoje, no Brasil, corresponde a quase 6%.

Além do mais, os preços dos imóveis sofreram uma enorme valorização, devido à grande elevação da inflação, que aumentou de uma forma incomum. Os valores de imóveis, em grandes cidades do Brasil, mantinham o equilíbrio financeiro com relação à economia.

Há uma grande lacuna a ser preenchida pelo mercado imobiliário no Brasil. Ele ainda tem muita possibilidade de crescimento. Uma grande parte da população do país continua sonhando em ter a casa própria.

Ainda que exista uma pequena chance de acontecer uma bolha imobiliária no Brasil, uma vez que devemos sempre nos precaver de situações adversas, nós não precisamos nos preocupar muito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *